terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ética e transparência no serviço público

O que é ética e transparência no serviço público?

23 comentários:

  1. Do ponto de vista do setor público há que se estabelecer um padrão de conduta efetiva, legitimado pela sociedade, e que se expresse não prioritariamente na existência de nor-mas e regulamentos proibitivos das condutas lesivas ao interesse público, mas através de políticas e ações do Estado que resgatem a credibilidade institucional que se perdeu ao longo do tempo, gerando resultados e promovendo o bem estar social de maneira inequí-voca, recuperando o interesse público como foco e finalidade da existência de um Estado nacional e assegurando, pelo que se denomina transparência, a participação cidadã nas ações de um governo..
    Segundo o Presidente da Comissão Nacional de Ética Pública, Carneiro, o processo de modernização do Estado se desenvolveu em quatro fases distintas. Numa primeira, o foco da modernização estava voltado para o ganho de eficiência: ou seja, a Administração ti-nha o objetivo de fazer mais rapidamente e melhor a prestação do serviço público. Numa segunda fase, a ênfase se deslocou para o conceito da eficácia, o foco no resultado dese-jado pela clientela, significando a sociedade usuária dos serviços do Estado. Na terceira fase, o Estado percebeu que não adiantava apenas fazer certa a coisa certa, mas fazê-la com transparência, com o alcance do olhar da cidadania; a publicidade dos atos da Admi-nistração passa a ter tanta importância quanto o próprio ato. A perseguição de modelos de gestão pública que possam ser entendidos como éticos esbarra em algumas importan-tes indagações merecedoras de reflexão, dentre as quais: O que se constitui um padrão ético para o setor público? É a transparência plena dos atos públicos o caminho mais cur-to para se alcançar o conceito da ética como um conjunto de princípios, valores, ideais e regras que constituem um padrão requerido pela sociedade para todos os que exercem os chamados poderes-deveres do Estado? Os recursos tecnológicos disponíveis na soci-edade podem ser os agentes diferenciais na promoção da ética pela transparência plena dos atos públicos?
    A Constituição Federal estabelece no seu artigo 37, os princípios norteadores da atuação das Administrações Públicas nas três esferas de Governo que integram a Federação, que são os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, in-tegrada à exigência de licitação pública como regra de aquisição de bens e serviços.
    .
    -No Brasil um projeto que virou Lei criada pelo Deputado André Correia, que é a Lei da Transparência. No projeto de lei nº. 3614/06. Esta lei da direito a qualquer cidadão aces-sar a execução orçamentária, a contas do Governo do Estado, pela Internet.

    ResponderExcluir
  2. Ética é a processo de reflexão e ação no modo de agir com o próximo, buscando relacionar-se corretamente. É adotar uma postura adequada que esteja de acordo com princípios e valores que favoreçam a igualdade no tratamento com as pessoas. Quando se trata de setor público, a transparência é fundamental para demonstrar a maneira de como as atividades públicas foram realizadas, uma vez que são todas de interesse coletivo. (Nilson Ramos)

    Para a Diretora Yasodara Hayashi do colégio Algacyr Maeder, a transparência é uma importante característica do que se espera da administração pública, a qual vem sendo cada vez mais vigiada e controlada pelo cidadão, o verdadeiro patrão do servidor público. Sendo assim, uma nova cultura na área de comunicação deve considerar a cidadania, no sentido de se buscar novas formas de organização do trabalho em um Estado democrático, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais (Educação para todos); a responsabilidade, no sentido de concretizar o desejo de interesse público à realização do bem comum. (Desejo de todo o cidadão); e a responsabilização de informar a gestão realizada. (obrigatoriedade de prestação de contas ao cidadão), o que pressupõe o maior envolvimento dos funcionários na busca da maior eficácia do Estado. (Nilson Ramos)

    ResponderExcluir
  3. Para mim(Ivan) ética é ter condutas adequadas ao serviço público que exerce, respeitando direitos e deveres como servidor público e também como cidadão. A ética esta ligada ao comportamento individual de cada cidadão, ou seja, a pessoa que tem ética com sua família também terá em seu serviço.

    Quem trabalha no serviço público deve ser transparente nos seus atos, pois deve prestar contas com a comunidade. Contudo existem informações sigilosas previstas em estatutos e legislações que não podem ser divulgadas, logo devemos ser éticos na preservação de tais informações.




    Segundo o Diretor Pedro Billó do Colégio Estadual Barão do Rio branco, ética é a reflexão sobre o comportamento humano, ou o modo como o indivíduo organiza sua própria vida em sociedade. No ambiente de trabalho, a ética é de fundamental para que haja um bom convívio com os demais colegas e com a sociedade. Juntamente com a ética deve haver sigilo quanto a certas informações que não podem ter divulgação. Contudo a transparência é manter as informações necessárias da gestão pública ao alcance de todos os interessados.

    ResponderExcluir
  4. A ética é um conjunto de regras de ordem valorativa e moral de um cidadão ou de um grupo social. A ética impõe um caminho natural. O servidor público em seu caminho natural deve servir ao público com total transparência. Mas nem sempre isso ocorre porque, muitas vezes, o servidor público - e aqui se incluam os administradores públicos e membros do Poder Legislativo – não serve ao público, mas atende a interesses pessoais e particulares.

    Sandra Gasques - Ped. Nilo Brandão
    Ética é a conduta que busca preservar a imagem e a reputação do agente público e da Administração Pública, evitando conflitos de interesse. Um Estado Democrático de Direito pressupõe uma Administração Pública ética e transparente, pois a ética e a transparência tornam os governos mais democráticos e não há melhor fiscalização dos atos oficiais do que uma opinião pública bem informada. Transparência e clareza são fundamentais às atividades desenvolvidas no serviço público.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Hugo...
    Trabalho no CEPAMM e estou postando resposta à pergunta feita pela aluna Genilda...

    A cobrança dos cidadãos não se pode esgotar senão com a participação ativa na vida política de seu município, cobrando de seus administradores, legisladores, juízes, promotores de Justiça e agentes públicos em geral a conduta ética e o cumprimento da legalidade.
    O Governo deve cobrar conduta moral de seus agentes. Administrar não é mero exercício da vaidade. Moralizar a política significa romper os elos promíscuos entre o Poder Público e a esfera privada.
    Concluindo, nós funcionários públicos temos o dever e a responsabilidade com o povo de nosso Estado e Município em trabalhar com ética e profissionalismo.

    Visite: http://altamenteperecivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Comentário solicitado pela aluna Simone Borges para Sandra Gambatesa da Costa Ribeiro, Ag Educacional II, funcionária do CEEBJA Profª Mª Deon de Lira.

    Ética significa modo ser, caráter, comportamento.
    No Paraná temos o Portal da Transparência, que é um espaço destinado ao cidadão paranaense onde este poderá conhecer aspectos da gestão administrativa, financeira e fiscal do legislativo que o representa.
    Ética no serviço público é atender a comunidade com qualidade e transparência. É atender os interesses da população, pois é dele que é pago o salário de cada servidor. É buscar o objetivo de reduzir as desigualdades sociais.
    A Constituição Federal não deixa de ressaltar, no Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    O povo não deve lançar mão da soberania que lhe pertence, ao invés de acomodar-se, ridicularizado, aos pés da autoridade. O primeiro legitimado no controle da Administração Pública é o próprio administrado, sendo relevante a persistência em fiscalizar e defender o patrimônio público, do qual é legítimo proprietário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moral é o que a sociedade determina que é "certo e errado", perante a lei. Ética é o que entendemos por "certo e errado" de acordo com nosso modo de ver as coisas.
      Infelizmente o serviço público não consegue atender a toda demanda que deveria, mas os trabalhadores que representam o serviço público tenta buscar o melhor para suprir todas as necessidades tendo qualidade e transparência se é essa a sua filosofia.
      A Constituição Federal apesar de muito atrasada, ainda nos indica muitos valores, principalmente para o cidadão desorientado. Tudo o que sabemos, é que apesar de parecer que estamos aos pés das autoridades somos nos a engrenagem que faz país ter força. Temos muito mais força do que pensamos! O salário de cada um que está no governo, fora os mensalões da vida somos nós que estamos pagando.
      Temos que ter orgulho por trabalhar com dignidade.

      Excluir
  7. Os gestores públicos devem ter em mente a responsabilidade de se preocupar constantemente com os produtos, bens e serviços, que oferecem para os cidadãos aos quais devem prestar contas permanentemente, ou seja, praticar o conceito de transparência. Para atender a essa premissa devem estar estruturados de maneira que possam demonstrar contabilmente a origem e a aplicação dos recursos públicos.

    O sistema de controle interno deverá estar consolidado no compromisso do trinômio da moralidade, cidadania e justiça social ao atingir o processo de democratização do Poder ao verdadeiro cliente (cidadão) que já não suporta ver tanto desperdício e malversação de recursos públicos.

    A idéia de um sistema de controle interno, pautado nos fundamentos da ética, reflete integridade, representando um passo importante no estabelecimento de uma política consistente de controle da corrupção, mas é somente o início do caminho para uma política de reformas que garantam o controle da corrupção.

    ResponderExcluir
  8. Considerando que ética deve ser entendida como ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes, na relação profissional é necessário preservar valores pessoais e institucionais, sendo portanto dever ético de qualquer categoria profissional proteger o nome da atividade e daqueles que dela fazem parte. A ética no serviço público é pré-requisito fundamental para a confiança pública.
    Já faz algum tempo que a insatisfação com a conduta no serviço público vem sendo alvo de críticas pela sociedade. De modo geral, o país enfrenta descrédito da opinião pública a respeito do comportamento dos administradores e servidores públicos.
    A atividade pública deve ser conduzida com muita seriedade, porque desfazer a imagem negativa do padrão ético do serviço público é tarefa das mais difíceis. A dignidade, o decoro, a eficácia, a consciência dos princípios morais devem nortear o serviço público, seja no exercício do cargo ou fora dele, já que reflete o exercício do poder estatal.

    Lorena Aparecida Mehl Coradi – Ag.Educacional II
    Eu entendo que não basta ter ética, seja na vida social, pessoal e profissional, devemos ser éticos, ou seja, praticar. A etiqueta (dimunutivo de ética) existe para ser usada e não é "frescura".
    Uma pessoa que não segue as regras da sociedade a qual pertence, é antiética.
    No serviço público, além de respeitar as regras básicas de etiqueta para o bom desempenho do
    trabalho e para uma boa convivência, devem -se respeitar as normas inerentes à classe.
    Estas normas devem ser condizentes com as diversas formas de prestar o serviço e de organizar o profissional para esse fim, ou seja, deve haver um código de Ética para cada segmento assim como há para os advogados, os médicos, etc...
    A conduta profissional, muitas vezes, pode tornar-se agressiva e inconveniente e esta é uma das fortes razões pelas quais os códigos de ética quase sempre buscam maior abrangência.
    Assim, para ser um profissional da máquina pública (e em todos os setores), é necessário ter algumas virtudes:
    - Responsabilidade; lealdade não é sinônimo de obediência cega mas agir com convicção defendendo os legítimos interesses da organização;
    - Ter iniciativa própria fazendo algo de interesse da organização;
    - Honestidade: está relacionada com a confiança que nos é depositada, com a responsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos.
    - Não ser egoísta, não pode haver individualismo, pois se trabalha para o coletivo, para o bem comum. E aí, não pode haver favoritismos.
    - Ser sigiloso: informação sigilosa é algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória, também com relação a documentos.
    - Competência: buscar o conhecimento sempre;
    - Ser prudente para tomar decisões ;
    - Imparcialidade: se contrapor a preconceitos

    Enfim , para exercer uma administração pública com Ética, todas as virtudes são necessárias. Se infringirmos as regras estaremos sendo impróbios, corruptos.
    Improbidade é a ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

    ResponderExcluir
  9. Ética é o reflexo das normas morais concebida por uma determinada comunidade. É a regra do bom convívio, onde deve haver respeito mútuo. Os direitos são respeitados e os deveres são cumpridos. É cada um fazer apenas o que gostaria que lhe fizessem. A ética e a transparência no serviço público deve ser mais rigoroso ainda pois como o próprio nome diz é servir ao público, todos os atos devem ser impessoais, não deve haver nenhum favorecimento particular, as prestações de contas devem estar acessíveis a qualquer um, o atendimento ser prestativo, o serviço público deve atender as necessidades da coletividade em detrimento do indivíduo.


    Mari Ellen Pirolo, Diretora do Col. Prof. Elysio Vianna:
    Desenvolver sua função não só com competência, mas também com comprometimento, com todos os envolvidos no cotidiano do trabalho, preocupando-se em executar suas tarefas em prol de um bem maior sem focar-se apenas em vantagens pessoais, mas nas boas consequências que terá ao cumprir sua função com maestria, sendo assim, um servidor que faz a diferença, independentemente do departamento em que trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. Quando falamos sobre ética pública, logo pensamos em corrupção, extorsão, ineficiência, etc, mas na realidade o que devemos ter como ponto de referência em relação ao serviço público, ou na vida pública em geral, é que seja fixado um padrão a partir do qual possamos, em seguida julgar a atuação dos servidores públicos ou daqueles que estiverem envolvidos na vida pública, entretanto não basta que haja padrão, tão somente, é necessário que esse padrão seja ético, acima de tudo .
    A falta de ética na Administração Publica encontra terreno fértil para se reproduzir , pois o comportamento de autoridades públicas estão longe de se basearem em princípios éticos e isto ocorre devido a falta de preparo dos funcionários, cultura equivocada e especialmente, por falta de mecanismos de controle e responsabilização adequada dos atos anti-éticos.
    A sociedade por sua vez, tem sua parcela de responsabilidade nesta situação, pois não se mobilizam para exercer os seus direitos e impedir estes casos vergonhosos de abuso de poder por parte do Poder Público. Um dos motivos para esta falta de mobilização social se dá, devido á falta de uma cultura cidadã, ou seja, a sociedade não exerce sua cidadania.
    A educação seria o mais forte instrumento na formação de cidadão consciente para a construção de um futuro melhor.



    ****************


    A ética e a transparência devem existir em todos os setores da vida, tanto pública, quanto privada.
    É evidente que na pública, no serviço público, onde estamos é necessário ter ética, ter boa conduta, não mentir, não jogar a culpa nos outros, não prometer e depois não cumprir. A ética deve sempre ser consigo mesmo, com os colegas, com a escola, com o trabalho.
    A transparência, que está ao lado da ética, significa comprometimento e co responsabilidade na gestão administrativa e dos recursos. Divulgar os resultados e ter transparência quanto aos mesmos, devem nortear a vida e a conduta dos líderes, dando o exemplo a todos.
    Enfim, ética e transparência no trato da coisa pública, no atendimento ao público, no trabalho em equipe são necessários e fundamentais. Não haverá trabalho conjunto e busca de sucesso e de bons resultados se não houver transparência e ética.


    Alcides Martinelli
    Diretor Auxiliar

    ResponderExcluir
  11. Queridos alunos,
    É com grande alegria que vejo a participação de vocês numa discussão tão importante como a Ética e a Transparência no Serviço Público.Parabéns aos seus diretores e o meu muito obrigado por prestarem suas opiniões e convicções em nosso blog.É muito bom discutir educação, cidadania encontrando pares no pensamento, idéias qeu são lançadas e discutidas de maneira que se torna muito clara o comprometimento de todos com a educação e um mundo melhor aonde não se sinta vergonha dos nossos representantes.

    ResponderExcluir
  12. É o engajamento e a preocupação em servir ao Público, e não atender a interesses meramente pessoais e particulares. A ética no serviço público é extremamente importante e se relaciona à idéia de termos uma conduta profissional, cuja base é um padrão definido a partir dos princípios que estão na Constituição Federal. Juntamente com a ética precisamos ser transparentes em todas as nossas ações, prestando contas a toda a comunidade, a começar dentro de nossas próprias escolas.



    Priscila Propst
    Agente Educacional II - CEPMAT

    A ética deve nortear todas as ações humanas no convívio em sociedade, enquanto princípio moral, aplicado no cotidiano, a fim de possibilitar a interação social pacífica e harmoniosa.
    A Transparência é principio constitucional que visa, segundo Celso Antonio B. De Mello: “trazer ao conhecimento público e geral dos administrados a forma como o serviço foi prestado, os gastos e a disponibilidade de atendimento”.
    Assim, ética e transparência no Serviço Público visam, juntamente com demais princípios morais, o melhor aproveitamento de todo o serviço prestado pelo Poder Público, através de seus agentes públicos, com respeito e sem favorecimento em prol da sociedade e em favor do interesse coletivo.

    ResponderExcluir
  13. “Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. No caso do Serviço público acredito que a função do servidor deve ser exercida com transparência, competência, seriedade e compromisso com o bem estar da coletividade.”

    Josines C. Argus

    “A ética Define diretamente a forma de comportamento social de um indivíduo ou de um grupo humano (roupas, comportamento e cultura). Os princípios éticos variam de cultura para cultura, e se modificam com o tempo no âmbito de uma mesma sociedade, sendo na verdade um corpo de preceitos e regras que visa dirigir as ações do homem, segundo a justiça e eqüidade; busca as disposições do agir bem, a respeito de si próprio e a respeito dos outros na comunidade humana. Na atividade político-partidária o discurso deve corresponder à práxis (atividade prática), visando modificar e transformar a sociedade, as relações de produção, as estruturas sociais; somente a Ação ética nas atividades humanas, concebidas como atividades racionais.
    Transparência é ter condição de acesso a todas as informações sobre como o governo trabalha, a transparência quer dizer que administração pública funciona de uma maneira aberta, baseada em princípios éticos, e é capaz de ser questionada a qualquer momento, em função da facilidade que tem os cidadãos e outros interessados em acessar e conhecer as informações governamentais

    Profª Sueli Terezinha do Prado (Pedagoga do Col.Paulo Leminski)

    ResponderExcluir
  14. Vanise - Ética é a manifestação do que pensamos em conjunto sobre qual comportamento devemos adotar em sociedade.. A questão moral é particular, reflete o que cada um pensa, sendo relacionada à consciência, ao que traz a identificação de quais valores que lhe são próximos.Os servidores do serviço público devem sempre fazer uma reflexão sobre o comportamento ético, que pode ser avaliado desde a forma como o funcionário recebe alguém em seu departamento; como a informação solicitada é tratada por esse servidor, bem como a condução da mesma. A lealdade que a equipe de trabalho deve ter com o órgão que ela representa. repassando a imagem da instituição de forma correta, que faça a defesa da mesma, lembrando sempre que é por meio dela (instituição) que vem o seu sustento

    Para o Senhor Alexandre Luz - É termos uma conduta profissional, baseada em regras, normas e valores .Na transparência da gestão pública, deve haver visão, princípios, objetivos a serem alcançados, como os recursos serão gastos, controle, fiscalização e avaliação, balanço financeiro e social e um demnstrativo dos resultados. No ambiente de trabalho, a ética é de vital importância para um bom convívio com os colegas e sociedade em geral –CEPMAT-

    ResponderExcluir
  15. Ter Ética e Transparência no serviço público, é ter consciência do que se faz, respeitando o conjunto dos princípios morais fundamentais do certo e do errado, também obedecendo os princípios que regem a moral, tendo consciência que trabalhamos para o povo, assim mais do que nunca devemos manter o sigilo profissional, o bom relacionamento e a caridade humana.
    *********************************************

    Rosangela M. R. Strozzi - Diretora
    É o servidor público desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível, respeitando äs regras, os outros servidores e demais pessoas envolvidas no seu trabalho, independentemente do salário e da função a qual exerce.

    ResponderExcluir
  16. No serviço público ou em qualquer outra profissão a ética é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho eficiente, de qualidade e transparente com prestação de contas voltado, sobretudo, aos interesses da população. Como também os orgãos públicos devem dar suporte aos funcionários, na formação continuada, capacitação e valorização profissional.
    ...........................................

    Ética e transparência no serviço público é saber que o servidor independente de hierarquia, está a serviço da população e que o salário é pago através de impostos arrecadados pelo governo. Portanto a população tem o direiro e o dever de cobrar que seja feito a prestação de contas de tudo o que é gasto.

    Marcia Kohler
    Agente Educacional II

    ResponderExcluir
  17. Jociane - Ética e transparência no Serviço público é á base do servidor correto e honesto. Sem a ética e a transparência, que infelizmente ocorre em muitos órgãos públicos, simplesmente há corrupções, situações conflitante e exposição de pessoas, dados de certo modo sigilosos. Acredito que a transparência é necessária no sentido financeiro do serviço público, enquanto a ética é a todo o momento. É necessária uma sinergia e empatia de todos, buscando cada vez mais sermos fonte de transformação em qualquer ambiente em que convivemos.

    Ivone Souza - A educação seria o mais forte instrumento na formação de cidadão consciente para a construção de um futuro melhor. A sociedade por sua vez, tem sua parcela de responsabilidade nesta situação, pois não se mobilizam para exercer os seus direitos e impedir estes casos vergonhosos de abuso de poder por parte do Pode Público. Um dos motivos para esta falta de mobilização social se dá, devido á falta de uma cultura cidadã, ou seja, a sociedade não exerce sua cidadania.
    Quando falamos sobre ética pública, logo pensamos em corrupção, extorsão, ineficiência, mas na realidade o que devemos ter como ponto de referência em relação ao serviço público, ou na vida pública em geral, é que seja fixado um padrão a partir do qual possamos em seguida julgar a atuação dos servidores públicos ou daqueles que estiverem envolvidos na vida pública, entretanto não basta que haja padrão, tão somente, é necessário esse padrão seja ético, acima de tudo.
    Existem sim manobras para proteger políticos e seus interesses, isso é recorrente no Brasil, desde a mais remota época. Existe uma dificuldade grande de separar o que privado do que é público. E os políticos nepotistas são especialistas de estender o domínio privado ao publico, infelizmente não administram a Republica como coisa pública, mas como extensão de suas propriedades, por isso sente-se no direito de levar a família inteira para trabalhar no serviço público, como se o planalto ou qualquer outra instância de poder fosse parte de suas empresas familiares.
    Por isso como brasileira sou favorável que o nome e imagem e tudo que for possível, dessas pessoas estejam nos veículos de grande circulação e que principalmente seus nomes (familiares) sejam vinculados no Diário Oficial de maneira a formalizar a exoneração dos cargos que ocupavam se é que ainda não ocupam, porque sem a transparência no processo abre brecha para diversas interpretações.
    Isto! Acredito que seria pelo menos o começo, para me fazer crer que o Brasil, o mundo teria solução e os políticos mais consciência de seu papel.

    ResponderExcluir
  18. Pessoal,
    Mais uma vez quero expressar minha satisfação com a nossa turma, com o empenho e o comprometimento de vocês.Que bom que temos claro o que é Ética, e que toda vez que percebemos a sua falta possamos nos indignar e procurar um mundo melhor, aonde não sintamos vergonha de governantes,chefia, representantes, colegas de trabalho.
    Não podemos jamais considerar que a falta de ética presenciada no nosso dia a dia , trabalho, vida em sociedade, seja algo comum que acontece e não tem jeito....Devemos sim, lutar por mais respeito, dignidade em nosso local de trabalho, sociedade , em nossas vidas.
    Beijão para todos que participaram,
    Célia Regina

    ResponderExcluir
  19. A educação seria o mais forte instrumento na formação de cidadão consciente para a construção de um futuro melhor. A sociedade por sua vez, tem sua parcela de responsabilidade nesta situação, pois não se mobilizam para exercer os seus direitos e impedir estes casos vergonhosos de abuso de poder por parte do Poder Público. Um dos motivos para esta falta de mobilização social se dá, devido á falta de uma cultura cidadã, ou seja, a sociedade não exerce sua cidadania.
    Quando falamos sobre ética pública, logo pensamos em corrupção, extorsão, ineficiência, mas na realidade o que devemos ter como ponto de referência em relação ao serviço público, ou na vida pública em geral, é que seja fixado um padrão a partir do qual possamos, em seguida julgar a atuação dos servidores públicos ou daqueles que estiverem envolvidos na vida pública, entretanto não basta que haja padrão, tão somente, é necessário que esse padrão seja ético, acima de tudo.
    Existem sim manobras para proteger políticos e seus interesses, isso é recorrente no Brasil, desde a mais remota época. Existe uma dificuldade grande de separar o que privado do que é público. E os políticos nepotistas são especialistas de estender o domínio privado ao publico, infelizmente não administram a Republica como coisa pública, mas como extensão de suas propriedades, por isso sente-se no direito de levar a família inteira para trabalhar no serviço público, como se o planalto ou qualquer outra instância de poder fosse parte de suas empresas familiares.
    Por isso como brasileira sou favorável que o nome e imagem e tudo que for possível, dessas pessoas estejam nos veículos de grande circulação e que principalmente seus nomes (familiares) sejam vinculados no Diário Oficial de maneira a formalizar a exoneração dos cargos que ocupavam se é que ainda não ocupam, porque sem a transparência no processo abre brecha para diversas interpretações.
    Isto acredito que seria pelo menos o começo, para me fazer crer que o Brasil, o mundo teria solução e os políticos mais consciência de seu papel.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Ivone disse...
    Ética quer dizer modo de ser ou maneira como o indivíduo organiza sua própria vida na sociedade. É um padrão de comportamento orientado pelos valores e princípios morais e da dignidade humana.
    Transparencia no serviço público é uma ação que todos nós, enquanto cidadãos, esperamos de nossos governantes.
    Prof.Arioswaldo - Diretor Auxiliar
    Entendo que a própria característica do serviço, por ser público, implica em clareza e transparencia por ser de interesse geral. Transparencia é sinônimo de honestidade na apresentação de propostas e resultados. Como valor ético, deveria ser natural ao servidor público esse compromisso, além de comprometimento com o trabalho bem feito e o respeito ao contribuinte que, em última análise é quem sustenta todos os encargos públicos. Os valores éticos são muito amplos, mas no que se refere ao serviço público, resumem-se no cumprimento consciente de legislação pertinente, sempre tendo em vista os dois extremos do processo: servidor-usuário.

    ResponderExcluir