quarta-feira, 2 de junho de 2010

Chegamos ao Módulo 9

Caros alunos,
Neste módulo , faremos um fórum.Aguardem notícias!!!Sua participação será fundamental.
Tutora Celia Regina

6 comentários:

  1. Oi tutora Celia
    Aqui é a Genilda.
    Já consegui me conectar, agora é só interagir com o forum da turma...
    Aguardo todas(os) aqui...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ética é a processo de reflexão e ação no modo de agir com o próximo, buscando relacionar-se corretamente. É adotar uma postura adequada que esteja de acordo com princípios e valores que favoreçam a igualdade no tratamento com as pessoas. Quando se trata de setor público, a transparência é fundamental para demonstrar a maneira de como as atividades públicas foram realizadas, uma vez que são todas de interesse coletivo. (Nilson Ramos)

    ResponderExcluir
  3. Para a Diretora Yasodara Hayashi do colégio Algacyr Maeder, a transparência é uma importante característica do que se espera da administração pública, a qual vem sendo cada vez mais vigiada e controlada pelo cidadão, o verdadeiro patrão do servidor público. Sendo assim, uma nova cultura na área de comunicação deve considerar a cidadania, no sentido de se buscar novas formas de organização do trabalho em um Estado democrático, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais (Educação para todos); a responsabilidade, no sentido de concretizar o desejo de interesse público à realização do bem comum. (Desejo de todo o cidadão); e a responsabilização de informar a gestão realizada. (obrigatoriedade de prestação de contas ao cidadão), o que pressupõe o maior envolvimento dos funcionários na busca da maior eficácia do Estado. (Nilson Ramos)

    ResponderExcluir
  4. Ética para mim é um conjunto de normas, constituído de valores no qual a pessoa utiliza de parâmetro para sua atuação, seja profissional ou pessoal. A Ética no trabalho segue normas preestabelecidas pelo grupo de trabalho onde a participação de todos e o exemplo da chefia são fundamentais.
    Acredito que a ética e a transparência no serviço público andam juntas, trazer ao conhecimento público e geral dos administrados a forma como o serviço foi prestados, os gastos e a disponibilidade de atendimento é o que caracteriza uma boa prestação de serviços para a comunidade

    ResponderExcluir
  5. Segundo a funcionária do administrativo Regiane Soranzo, a definição de ética é entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes. Destaca o conceito de Maximiano como "a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações, é a disciplina que dispõe sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-lo, levando-se em consideração os entendimentos presentes na sociedade ou em agrupamentos sociais particulares".
    "A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no execício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos".

    ResponderExcluir
  6. “Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. No caso do Serviço público acredito que a função do servidor deve ser exercida com transparência, competência, seriedade e compromisso com o bem estar da coletividade.”

    Josines C. Argus

    “A ética Define diretamente a forma de comportamento social de um indivíduo ou de um grupo humano (roupas, comportamento e cultura). Os princípios éticos variam de cultura para cultura, e se modificam com o tempo no âmbito de uma mesma sociedade, sendo na verdade um corpo de preceitos e regras que visa dirigir as ações do homem, segundo a justiça e eqüidade; busca as disposições do agir bem, a respeito de si próprio e a respeito dos outros na comunidade humana. Na atividade político-partidária o discurso deve corresponder à práxis (atividade prática), visando modificar e transformar a sociedade, as relações de produção, as estruturas sociais; somente a Ação ética nas atividades humanas, concebidas como atividades racionais.
    Transparência é ter condição de acesso a todas as informações sobre como o governo trabalha, a transparência quer dizer que administração pública funciona de uma maneira aberta, baseada em princípios éticos, e é capaz de ser questionada a qualquer momento, em função da facilidade que tem os cidadãos e outros interessados em acessar e conhecer as informações governamentais

    Profª Sueli Terezinha do Prado (Pedagoga do Col.Paulo Leminski)

    ResponderExcluir